5 ideias para bater metas e vender mais

Em tempos de crise ou de prosperidade, sempre surge a dúvida: o que fazer para vender mais? Se a meta de faturamento foi atingida, uma ainda mais audaciosa será estabelecida. Se não foi cumprida, o objetivo será alterado. Em comum, as empresas buscam fidelizar os clientes existentes, fazendo-os comprar mais vezes, e trazer novos consumidores para seus produtos e serviços.

Mas, se você e sua equipe já se esforçaram para atingir metas, como melhorar os resultados atuais? Na procura por essa resposta, selecionamos cinco ideias para lhe ajudar a atingir objetivos e faturar mais. Leia minuciosamente cada dica e veja a eficácia dessas propostas você e o seu time. Acompanhe!

1. Prepare-se corretamente

O pré-requisito inicial para vender mais e, consequentemente, atingir suas metas é se preparar. Um profissional de alta performance se dedica à ‘construção’ da venda. Portanto, estude o mercado e o perfil do seu consumidor. Atente-se à sua abordagem e defina qual técnica de negociação será usada.

Pense assim: a preparação requer tempo, mas acelera a conclusão do negócio.

1. Saiba prospectar clientes

Outro item fundamental é a prospecção correta de novos clientes, com base em um conjunto de informações e no relacionamento. Você deve definir um perfil de cliente ideal a partir daqueles que mais compram. Segmente esse público por localidade, idade e até mesmo pela variedade de seus produtos.

Depois de ter o perfil definido, procure por clientes semelhantes ao seu ideal. Para facilitar a busca, adote algumas das seguintes estratégias:

• Pegue indicações de clientes atuais;
  • Busque em sites e pesquise nas mídias sociais;
  • Retome clientes antigos;
  • Frequente feiras de negócios;
  • Participe de fóruns de discussão e blogs do seu ramo;
  • Use técnicas de marketing de conteúdo e invista em um blog com materiais relevantes para seu público.
  1. Reserve um tempo para aprender

Durante sua rotina no trabalho, observe suas competências e avalie que atributos precisam ser melhorados. Identificar a causa de um desempenho ruim é um passo importante para resolvê-lo. Sendo assim, reserve um tempo por dia para que você possa aperfeiçoar e desenvolver novas habilidades profissionais.

Posteriormente, invista na qualificação. Leia mais sobre o que vende, melhore suas habilidades de atendimento e esteja atento ao seu mercado. Manter-se atualizado faz toda a diferença rumo ao sucesso.

1. Use técnicas de programação neurolinguística (PNL)

Você já ouviu falar em programação neurolinguística (PNL)? Saiba que algumas de suas técnicas podem contribuir para a conclusão de uma compra, tais como:

• Espelhamento: tente reproduzir o gestual e a postura e acompanhar a respiração do comprador para criar uma identificação positiva.
  • Pense pelo ponto de vista do outro: entenda a ‘mentalidade’ do cliente e converse de forma que faça sentido para ele.
  • Âncoras: são sentimentos positivos que podem ser associados à venda. Não foque em momentos ruins, mas naqueles de resolução e alívio.
  1. Tenha uma identidade visual

Os consumidores estão diante de centenas de anúncios, imagens e informações diariamente, seja na timeline das redes sociais ou nas ruas. Para não passar despercebido por um possível cliente, tenha uma identidade visual marcante.

A cada campanha de vendas, surpreenda seu público com algo novo, sem perder a essência da sua marca. Evite as mesmas cores, o mesmo padrão, a mesma aplicação, pois, provavelmente, você terá sempre os mesmos resultados. Ao fim da campanha, você pode criar promoções exclusivas para quem quase comprou ou para quem se interessou em outros produtos ou serviços.

Dicas bônus

Além das nossas cinco dicas, pontuamos alguns conselhos extras para você:

• Registre tudo o que acontecer;
  • Não pense somente como empresa, mas também como consumidor;
  • Fique atento à concorrência;
  • Controle a sua capacidade de oferta, com logística de produção e entrega;
  • Observe sua margem de lucro;
  • E, por fim, tome cuidado com a demanda. Ofereça algo que realmente seja desejado pela maior parte dos clientes.

Aproveite essas ideias para se organizar, vender mais, bater metas e aumentar o faturamento. Aposte na criatividade e na inovação. Não espere datas fixas, como Natal e Black Friday, para criar uma campanha de vendas. Desenvolva, você mesmo, oportunidades para sua empresa.

Se você quer se aprofundar no assunto, reserve um tempo e leia nosso artigo “Inovar: uma escolha além dos tempos de crise”.