5 passos para inserir a sua empresa na era digital

5 passos para inserir a sua empresa na era digital

Como escreveu Platão, em “A República”, sua mais famosa obra, “a necessidade é a mãe da inovação”. O filósofo do período clássico grego, ao dizer essa frase em 379 a.C., certamente não imaginava o quão atual ela permaneceria, ainda mais em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por causa da crise de saúde, a maioria das empresas precisou driblar as dificuldades, com inovação e transformação digital, para continuarem ativas.

Se antes da pandemia estar on-line era um diferencial, agora é regra. Cada vez mais, são investidos esforços nas vendas por canais tecnológicos, como Google, marketplaces, redes sociais e aplicativos como o WhatsApp.

Não por acaso, o volume de compras on-line aumentou 142% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Enquanto isso, o faturamento do e-commerce superou R$ 670 milhões de janeiro a junho de 2020.

Diante de um cenário propício à tecnologia, que tal aproveitar o momento para inserir a sua empresa na era digital? Separamos cinco passos para lhe ajudar nessa tarefa. Acompanhe!

1 – Repense o negócio

O primeiro passo para o mundo digital é entender que ele não é uma mudança somente operacional, mas também estrutural. Sendo assim, você deve fazer uma análise de mercado, identificando como novas tecnologias podem impactar o negócio.

Outro ponto importante é definir – diante do contexto em que a empresa se encontra – onde se quer chegar. Na prática, você deve pensar em um cenário posterior e traçar um plano para alcançar esse alvo, partindo das suas condições atuais.

2 – Estude sobre tecnologia e inserção digital

Além de ter um profissional da área para lhe ajudar, procure conhecer mais sobre o tema. Leia sobre:

  • Marketing digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Gestão de redes sociais;
  • Anúncios no Google AdWords;
  • Mídia programática;
  • Processos de desenvolvimento de um site, com atenção aos seguintes pontos: SEO (otimização nos buscadores), usabilidade e design, interação e monitoramento.

 3 – Promova o desenvolvimento de habilidades

Complementando o item anterior, é preciso investir na capacitação de toda a sua equipe. Afinal, os principais motivos que impedem o sucesso na implantação de inovações são as dificuldades técnicas.

Treinamentos e qualificações constantes são necessários para que as soluções sejam planejadas e executadas de forma eficaz. Inclusive, criar um plano para que a sua equipe treine as habilidades pode ser um diferencial para essa transformação. Não veja a promoção de habilidades como um custo, mas como um investimento.

4 – Invista em uma mudança cultural

Para investir em uma mudança cultural, toda a empresa deve vivenciar essa transformação junto com você. Deixar a comodidade e a segurança da zona de conforto exige uma verdadeira mobilização. Normalmente, as equipes são formadas com as seguintes características:

  • 30% estão o tempo todo dispostos a mudar;
  • 30% se propõem a mudar, mas com cautela;
  • E 30% não querem mudar de jeito nenhum.

O grupo dos inflexíveis à mudança é o maior desafio do empreendedor. Todo um projeto de transformação digital pode ser frustrado devido à falta de adesão ou medo de arriscar. Diante dessa resistência, será preciso fazer um treinamento intenso para trazê-los para a nova cultura – e evitar demissões.

5 – Reinvente-se sempre

Se o seu negócio fizer parte do grupo de atividades não essenciais, reinventar faz ainda mais sentido para você. Esses segmentos precisam se fortalecer como marca para superar momentos de crise, como a pandemia de Covid-19. Mantenha com você a vontade de mudar. Quanto mais você inovar, mais vai manter o cliente por perto.

Ao entrar no ‘mundo digital’, lembre-se: trate seus clientes como pessoas e mostre-os que há um atendimento humanizado do outro lado da tela.

Com pandemia ou não, ao investir e inserir tecnologias, você somará uma contribuição relevante para o seu negócio, com ganhos para colaboradores e sua comunidade.

Que tal começar a pôr em prática o que aprendeu nesse artigo? Afinal, Platão parecia estar mesmo certo. “A necessidade é a mãe da inovação” e “O começo é a parte mais importante do trabalho”. Concorda

Quer aprender mais sobre tecnologia e negócios? Não deixe de ler nosso artigo com 8 dicas para adaptar o e-commerce na sua empresa. Até a próxima!

Deixe uma resposta