6 dicas para aumentar as vendas no Dia das Crianças

6 dicas para aumentar as vendas no Dia das Crianças

Expectativas de vendas para 2019

Uma das datas mais significativas para o comércio, o Dia das Crianças está chegando. Se a sua loja é impactada pela data, então você precisa se preparar. Uma pesquisa da Fecomércio MG (leia aqui, na íntegra) apontou que a demanda por presentes no período será maior (43,4%) em relação ao ano passado (42,7%). Entretanto, as lembranças não ultrapassarão R$100,00 para 50,3% dos consumidores, uma queda de 5,5 pontos percentuais na comparação com 2018.

A pesquisa também mostrou que a maioria dos consumidores deixará as compras para a semana do Dia das Crianças. Então, aproveite! Ainda dá tempo de conferir algumas dicas de vendas para o período e aplicá-las na sua loja. Tome nota:

1. Foque nos desejos das crianças

Apesar de não arcarem com o valor do presente, as crianças têm grande influência na decisão de compra do adulto. Você, com certeza, já perguntou para o seu filho, afilhado ou sobrinho o que ele gostaria de ganhar no Dia das Crianças. Portanto, ao decorar sua loja, pense desde a posição dos produtos e até os atrativos a serem disponibilizados na vitrine e no interior do ambiente. Eles devem estar ao alcance do seu público-alvo e de acordo com os desejos dos pequenos.

2. Adapte o ambiente da loja

Além de decorar a loja conforme o gosto do público, outra ideia é preparar o ambiente para que os principais interessados se sintam inteiramente envolvidos. Então que tal montar um cantinho onde as crianças possam brincar, interagir e se divertir? Uma mesinha com guloseimas e materiais para colorir e brincar podem fazer sucesso, deixando os pais mais tranquilos durante as compras.

3. Dê atenção especial aos adultos

Responsáveis pelo pagamento e decisão final do produto, os adultos devem ser muito bem atendidos. Oriente os vendedores a utilizar uma linguagem focada no cuidado durante o atendimento. Outra dica interessante é despertar a empatia do cliente, falando sobre as próprias experiências com crianças: “Minha afilhada tem esse celular e ela adora”; “Meu filho usa esse computador e é muito bom para fazer os trabalhos escolares”.

4. Desenvolva a educação e a cultura

Muita gente se sente avesso a campanhas meramente comerciais, com o foco explícito nas vendas. Uma boa estratégia para atrair os consumidores, sem uma abordagem muito agressiva, é incentivar a busca por produtos educativos, lúdicos e criativos, que colaboram para o desenvolvimento da criança. Outra maneira de incentivar o consumo cultural é realizar ações como sorteios de livros, ingressos para peças teatrais ou sessões de cinema.

5. Tecnologia é brinquedo para crianças

Por outro lado, produtos tecnológicos também podem ser fonte de aprendizado e brincadeira. As crianças, hoje, estão completamente imersas nesse ambiente. Então, mesmo que sua loja não seja do segmento infantil, ela pode se beneficiar do período para vender produtos eletrônicos. Tablets, computadores, celulares e outros acessórios são, para muitas crianças, os novos brinquedos. Eles oferecem ferramentas que vão além da diversão, garantindo estudo e conhecimento.

6. Aumente seu potencial de venda

Observe se, durante a abordagem ao cliente, há espaço para oferecer mais produtos. Esteja atento caso o presente escolhido permita algum complemento. Se o cliente escolheu um carrinho, ofereça também uma pista; se a decisão foi por uma boneca, mostre os acessórios que combinam com ela.

Aproveite as dicas: ainda dá tempo de se preparar e extrair o máximo de vantagens dessa data comemorativa. Sucesso nas vendas!