7 ações para potencializar suas vendas de Natal

maos segurando pacote de presente

O mês de dezembro chegou, abrindo a contagem regressiva para o Natal. A época mais lucrativa do ano para o comércio varejista é também um momento propício para traçar metas e colocar em prática estratégias que permitam extrair o máximo de vantagens do período para o seu negócio.

O empresário precisa analisar o cenário em que sua loja se encontra para definir quais objetivos serão mais importantes a serem perseguidos. A seguir, citamos 7 ações que podem ser executadas para aproveitar ainda mais o movimento de fim de ano.

1. Conquistar novos clientes: é hora de atrair o maior número possível de clientes. Faça ações de divulgação on e off-line, decore sua loja, invista em anúncios, enfim, promova sua empresa para que quem ainda não a conhece, passe a conhecer.

1. Encantar o consumidor: esta época do ano é marcada por grande movimento nas lojas. Por isso, é tão importante valorizar a atenção e o cuidado com o cliente. Quem é capaz de manter um atendimento de excelência neste período, destaca-se da concorrência. Manter a qualidade dos produtos, caprichar em embalagens de presente e oferecer um ‘algo mais’ para se diferenciar, como um mimo (brinde) ou sorteio nas compras acima de certo valor, é uma forma de surpreender o consumidor e incentivá-lo a optar por consumir em sua loja, em vez de comprar na concorrência.

1. Fidelizar clientes: uma maneira de construir relacionamento com seus clientes é cadastrá-los no momento da finalização da venda, com o objetivo de manter uma comunicação frequente em longo prazo. Mas lembre-se de pedir autorização do cliente antes de lhe enviar mensagens por e-mail ou WhatsApp.

1. Fazer girar o estoque: que tal aproveitar o aumento da demanda para esvaziar do estoque aqueles produtos fora de linha? Planeje uma promoção para incentivar o giro desses artigos!

1. Aumentar o tíquete médio: promova uma campanha de comissionamento para seus vendedores, que sirva de estímulo para vendas de valores mais elevados.

1. Propor uma meta de crescimento de faturamento: calcule qual porcentagem de aumento no faturamento você pretende atingir no período. No entanto, lembre-se de não estipular uma meta inatingível, nem algo muito abaixo do seu potencial de vendas. Metas não devem ser fáceis, muito menos inalcançáveis. Portanto, faça uma estimativa baseada em números reais.

1. Fazer uma boa ação: crie uma campanha de arrecadação de roupas ou brinquedos para presentear pessoas carentes ou destine uma parte dos seus lucros para alguma instituição. Tais ações, além de fazerem bem para o próximo, agregam uma ótima imagem para a reputação da sua empresa.

Essas foram algumas ideias para que você aproveite o bom momento de vendas que o período proporciona. Avalie como foi o ano para sua empresa e defina que metas e estratégias serão mais eficazes traçar para alcançar resultados positivos nesta época campeã de vendas.