Passo a passo para ter um perfil de sucesso nas redes sociais

Passo a passo para ter um perfil de sucesso nas redes sociais

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Se você possui um negócio, mesmo que pequeno, já deve saber a importância de estar presente no meio digital. De acordo com pesquisas, no ano passado, 70% dos brasileiros foram classificados como internautas, o que significa mais de 125 milhões de pessoas conectadas! Por isso, para uma empresa crescer e se tornar conhecida, é fundamental a sua presença também no mundo on-line.

Já tenho um site. Não basta?

O site da sua empresa é o primeiro passo para ser encontrado na internet, mas as redes sociais são tão importantes quanto. Se, por um lado, o site da organização é o ambiente onde o cliente busca informações sobre o negócio, nas redes sociais acontece a interação entre os consumidores e a empresa.

Mas, quais são as vantagens de estar presente nas redes sociais?

  • Monitoramento: saber o que o público diz sobre sua empresa e como está a sua reputação no mercado.
  • Visibilidade: as redes sociais ampliam a divulgação da sua marca (brand awareness).
  • Interação: nelas, é possível conversar e entender melhor seu cliente.
  • Aumento de tráfego: posts em redes sociais com links para seu site ou blog contribuem para aumentar a quantidade de visitas.
  • Aumento de vendas e de clientes: ao levar mais pessoas até seu site, elas potencializam as chances de vendas e de expansão da carteira de clientes. Além disso, redes como o Instagram e o Facebook podem ser integradas ao e-commerce, permitindo que vendas sejam finalizadas nesses canais.
  • Acompanhar a concorrência: entenda melhor seu concorrente ao observar o seu comportamento nesses canais.

Agora que foram apresentados argumentos para justificar a presença da sua empresa nas redes sociais, saiba o que fazer para divulgá-la.

 

  1.  Crie uma página corporativa

Há dois tipos de perfis em redes sociais: o pessoal e o comercial, sendo o último a opção correta para empresas. A página corporativa – chamada de fanpage, no caso do Facebook – possui funcionalidades adicionais, permitindo ao administrador personalizá-la, além de monitorar estatísticas de seguidores, visualizações, curtidas, comentários, criar anúncios, entre outras funções.

  1. Complete a descrição

Após criar seus perfis, lembre-se de preencher os campos como endereço físico (se houver), telefone, site, e-mail. É essencial colocar a logomarca da empresa na foto de perfil. Nos canais onde há também foto de capa, é interessante ilustrar com uma imagem alusiva à organização.

  1. Integre os canais

Informe em seu site nas redes sociais em que estiver presente e direcione o usuário para os outros canais quando ele clicar nos ícones das outras redes.

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  1. Divulgue

Divulgue seus canais entre seus contatos, seja via e-mail ou mensagem, e peça que os compartilhem para aumentar a visibilidade da sua rede. Também convide essas pessoas a seguir seus perfis nas redes sociais. Faça parceria com outros negócios para potencializar a divulgação das suas páginas.

  1. Planeje seu conteúdo

Com os perfis criados, é hora de preenchê-los com publicações interessantes. É preciso postar regularmente, seguindo um cronograma de publicações com temas definidos, imagens, vídeos, textos organizados por dia e horário. Teste diferentes dias e horários, além de formatos de conteúdo para se perceber o que traz mais retorno para sua página.

  1. Publique conteúdo de valor

O que é conteúdo de valor? É toda informação útil, que ensina algo ou resolve algum problema do cliente. Podem ser dicas, novidades, posts para interação, comentários, compartilhamentos. É importante entender qual conteúdo sua audiência gosta para mantê-la fiel e engajada, aumentando sua visibilidade. Além disso, tenha atenção para não cometer erros gramaticais e de digitação ou publicar fotos e imagens em baixa qualidade. O perfil representa a sua empresa.

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A principal função das redes sociais é compartilhar vida social. Gente gosta de ver gente.

Por isso, não fique apenas vendendo seu produto. A proporção deve ser 80/20, ou seja, 80% das publicações com conteúdo de valor e 20% com venda de produto. Para tal, utilize todas as funcionalidades dos canais: publique no feed, poste nos stories (usando enquetes, filtros animados, perguntas e respostas), mostre bastidores, depoimentos de colaboradores e de clientes.

  1. Acrescente hashtags

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As hashtags (#) são uma ótima maneira de seu conteúdo ser encontrado, pois ajudam a categorizar os temas buscados pelos usuários. Então, inclua sempre ao fim das publicações algumas palavras-chave que remetam ao assunto do post.

  1. Esteja presente

Não adianta manter seu perfil atualizado e nutrido com conteúdo relevante, se você não interagir com seu público. Além de postar regularmente, responda sempre os comentários e mensagens.

  1. Reserve parte do orçamento para posts patrocinados

O crescimento orgânico nas redes sociais é cada vez mais difícil em função das mudanças constantes nos algoritmos. Por isso, é inevitável investir em posts patrocinados para que você conquiste resultados mais rápidos e eficazes. Mesmo que seu orçamento seja enxuto, separe uma parte para esse tipo de divulgação. Você deve segmentar o público e criar anúncios para atingir seus objetivos.

  1. Trace metas, acompanhe e meça resultados

Tenha objetivos claros. O que você pretende ao criar um perfil? Aumentar o número de visitas no seu site, conquistar novos seguidores, promover downloads de aplicativo? Ao definir suas prioridades, fica mais fácil traçar estratégias, acompanhar os resultados, corrigir e mudar os planos, caso necessário.

Todas as redes sociais corporativas possuem um gerenciador de negócios, onde é possível verificar itens como o crescimento de seguidores e o desempenho das publicações e anúncios. É uma fonte de informações riquíssima, que serve de guia para suas ações. Utilize sempre!

Por fim, sempre monitore suas redes sociais, teste novos formatos e diferentes temas de conteúdo, tipos de anúncio e formas de divulgação. É preciso ter paciência e seguir uma rotina para se ter êxito. Mas a vantagem das mídias on-line em comparação com a off-line é a mensuração direta e em tempo real dos resultados, que nos permitem alterar estratégias a qualquer momento.

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Com tantas vantagens e possibilidades oferecidas pelos veículos de comunicação digital, não tem como deixar de aproveitá-los a seu favor, certo?