Pesquisa de mercado: por que e como fazer

graficos sobre a mesa

As pesquisas de mercado se tornaram uma realidade na rotina de milhões de empresas mundo afora. Na primeira metade desta década, a demanda por esse tipo de análise aumentou 150%, segundo a empresa de monitoramento de dados Hibou. Mas, você sabe o que é e qual a importância de uma pesquisa de mercado?

Neste artigo vamos te explicar quando realizá-la, que tipo de empresas devem fazê-la, quais são as vantagens, além de como e por que optar por uma pesquisa de mercado. Continue a leitura para entender melhor sobre o tema.

O que é?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que consiste em coletar informações para entender as características de um segmento, tais como conhecer melhor o público-alvo e suas intenções de compra. Seu objetivo é direcionar a tomada de decisões com dados reais e demonstrar oportunidades de negócios.

Quando fazer?

A análise de mercado é o primeiro passo para quem deseja empreender. Ele permite enxergar a realidade do setor ou segmento em que se planeja trabalhar, reduzindo riscos e possibilitando o surgimento de insights para a definição de ações estratégicas.

É indicado realizar essa pesquisa antes de se abrir uma empresa, mas não apenas nesse momento. Tal ferramenta se mostra primordial sempre que o empresário pensa em fazer mudanças, lançar novos produtos ou tomar decisões importantes.

Toda empresa precisa fazer?

Não importa se você é um microempreendedor individual (MEI), possui uma empresa familiar ou detém uma grande rede varejista, a pesquisa de mercado é essencial para todos.

Toda marca precisa conhecer seu público, os concorrentes e as tendências do segmento para definir onde investir, o que deve melhorar e até mesmo se certificar da viabilidade dos projetos. Além disso, a análise de mercado permite identificar oportunidades, trabalhar com mais precisão, minimizar as incertezas e diminuir a margem de erro nas decisões.

Por que fazer?

A análise do ambiente é uma necessidade constante, pois a economia muda, a política afeta os negócios, a concorrência cresce. A todo momento, fatores externos impactam o empreendimento. E a melhor forma de agir é se basear em dados confiáveis para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes.

As decisões tomadas pelo empresário definem o fracasso ou sucesso da empresa. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, não é possível se dar ao luxo de trabalhar com hipóteses e erros que podem ser evitados.

Por isso, a pesquisa de mercado é uma excelente ferramenta para analisar o contexto e prever soluções. Conheça algumas vantagens:

• Definir melhor quem é seu público;
  • Conhecer as necessidades reais e preferências dos consumidores;
  • Identificar hábitos de compra e o potencial financeiro médio do seu público;
  • Entender as estratégias dos seus concorrentes;
  • Mensurar o tamanho do mercado;
  • Detectar novos nichos;
  • Reconhecer oportunidades.

Agora que conhece a importância de se realizar um estudo de mercado, vamos mostrar como colocá-lo em prática.

Como fazer?

Há diferentes tipos de pesquisas de mercado, que variam de acordo com os objetivos. Mas antes de escolher uma, defina os motivos para utilizar essa ferramenta. Uma vez delimitados, é hora de pôr a mão na massa!

É possível contratar empresas especializadas em desenvolver e aplicar pesquisas. Mas se você não possui orçamento para isso, pode mensurar, por conta própria, algumas questões seguindo quatro passos:

1. Defina o problema e os objetivos

O que você quer saber? Toda pesquisa nasce de algum problema, que, se definido de forma clara, auxilia no contexto das perguntas a serem estruturadas.

1. Defina a amostragem do público

Não será possível entrevistar todos os seus clientes ou potenciais clientes, por isso, defina uma amostra diversa desse público (por idade, sexo, renda etc.). Quanto mais pessoas você conseguir incluir, mais fiel e verdadeiro será o resultado.

1. Escolha o tipo de pesquisa e desenvolva o questionário

Você pode realizar a pesquisa on-line, por telefone ou pessoalmente., de forma qualitativa ou quantitativa. Verifique qual o formato ideal para o seu objetivo. Recomenda-se que as perguntas sejam simples e diretas e que o questionário não seja muito extenso, para não cansar os entrevistados.

1. Análise de dados e tabulação de resultados

Faça a compilação de todas as respostas e analise com cuidado as informações obtidas, agrupando tudo em um relatório. Depois, organize e trace possíveis soluções sugeridas a partir do resultado.

Ficou interessado em fazer uma pesquisa de mercado para sua empresa? Existem modelos de questionários e informações bem completas sobre o assunto em sites de instituições de confiança como Sebrae, IBGE e Think with Google. O importante é se basear em fontes confiáveis para apoiar suas análises.

Crie o hábito de sempre pesquisar seu segmento antes de tomar decisões corporativas. A pesquisa de mercado é uma excelente estratégia para guiar o empresário em um novo caminho para gestão, aplicação e desenvolvimento de uma ideia ou mesmo para evitar erros e fracassos em planos de negócios.