Pós-venda: o que é e como fazer de forma eficiente

De nada adianta ter os melhores funcionários, produtos e serviços, divulgar corretamente a empresa e efetuar vendas se, após esse processo, o cliente se sentir insatisfeito. Embora o atendimento antes e durante uma venda sejam etapas importantes, acredite, é preciso garantir um pós-venda satisfatório.

O atendimento de qualidade, inclusive após a compra, é imprescindível para fidelizar clientes e conservar a credibilidade e a reputação do seu negócio. Para isso, é preciso manter o relacionamento e continuar encantando o consumidor. O cliente deseja ser lembrado e tratado de maneira única.

Para que sua empresa possa oferecer assistência de qualidade em todas as etapas da venda, o blog Comércio 4.0 separou algumas dicas. Acompanhe o conteúdo a seguir e veja como fazer um pós-venda de forma eficiente.

Afinal, o que é o pós-venda?

De forma simplificada, o pós-venda é a etapa de manutenção do relacionamento da empresa com o cliente após a efetivação da compra. Nesse estágio, caso haja uma experiência satisfatória, o cliente poderá voltar a consumir aquele produto ou serviço e indicá-lo para outras pessoas. Por isso, invista em relacionamento vitalício com o cliente, sempre atendendo suas expectativas e necessidades.

O pós-venda une estratégias para melhorar a experiência após a compra. Sendo assim, esqueça aquela ideia de que a meta foi atingida com a compra efetuada. É após a venda que é o trabalho começa.

Vender também é fidelizar

Muitos empreendedores acabam focando nas estratégias de captação de novos clientes, mas se esquecem de manter os atuais. No entanto, como as ferramentas digitais, cada vez mais o mercado possui ferramentas para investir nessa jornada pós-negócios. Não por acaso, os hábitos de compra e venda têm mudado de forma constante e acelerada, assim como os meios pelos quais as pessoas se conectam às empresas.

O pós-venda também pode colocar a sua empresa um passo à frente da concorrência. Geralmente, são as ações de pós-venda que fazem o seu negócio ser lembrado pelos consumidores. Sendo assim, mude a cultura da sua organização, substituindo o “vender e se esforçar para a próxima venda” pelo “fidelize, encante e aumente suas vendas”. Fidelizar custa menos para a empresa do que conquistar novos clientes.

Quanto mais você nutre o relacionamento e propicia boas experiências, mais o seu cliente reconhecerá o valor no que o seu negócio oferece. Assim, ele será convencido de que a sua empresa é a melhor opção para realizar a compra que tanto deseja, não migrando para a concorrência.

Dicas para um pós-venda eficiente

Se você já aprendeu o conceito, veja como colocar o pós-venda em prática e de forma eficiente. Selecionamos algumas dicas para que sua empresa estruture uma estratégia de pós-venda ou possa melhorá-la, caso já possua:

• Faça follow ups (acompanhamentos): eles servem para lembrar o cliente de que seu negócio se preocupa com sua satisfação e necessidades. Uma forma simples de fazer follow ups é por meio do e-mail. Outra dica é pedir ao seu cliente um feedback do atendimento. Afinal, identificar pontos positivos e negativos ajudará você a melhorar os resultados futuros.
  • Desenvolva programas de fidelidade: essa estratégia ajuda a empresa a se aproximar do cliente entregando algum tipo de recompensa ou benefício. Assim, gera experiências mais relevantes e personalizadas para a sua marca.
  • Presentei seu cliente em datas especiais: lembrar-se dos aniversários de seus clientes é uma ótima chance para tornar o relacionamento ainda mais próximo. Ter esse cuidado mostra que a empresa se preocupa com o bem-estar de quem adquire seus produtos e/ou serviços.
  • Tenha um CRM (Customer Relationship Management): essa plataforma permite a integração das ações de pós-venda, inclusive por meio de multicanais, melhorando assim o relacionamento com o cliente.

Essas são algumas dicas para que você esteja preparado para montar uma boa equipe de atendimento e cuidar dessa etapa indispensável do seu negócio. Lembre-se: o pós-venda se resume, necessariamente, a fidelização. Então, invista em relacionamentos duradouros e de qualidade com seus clientes. Boa sorte!

Curta a nossa página no Instagram ou no Facebook para receber outros conteúdos sobre vendas e eficiência nos negócios. Até a próxima!