“Semana Brasil”: como se preparar para a primeira data do varejo pós-flexibilização

Celebrar a retomada da economia e dos empregos de forma segura e responsável. Esse é o intuito da segunda edição da “Semana Brasil”, que acontecerá entre os dias 3 e 13 de setembro. O evento, que reunirá todo o comércio de bens, serviços e turismo do país, irá promover descontos no comércio físico e virtual. A campanha pretende ser um marco para a reativação das vendas do setor, prejudicadas neste ano pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, apoiada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). O evento promocional antecede a Black Friday no Brasil, sendo uma oportunidade para o setor terciário aquecer as vendas do mês de setembro.

O governo federal e as entidades do setor mantêm boas expectativas em relação à data, a primeira do varejo após a flexibilização das atividades empresariais. Neste ano, a ação traz o slogan “Todos juntos com segurança pela retomada do emprego”.

Se na sua cidade, o seu segmento empresarial já possui permissão para funcionar, que tal se preparar para esses nove dias de campanha? Confira as dicas abaixo e saiba como aproveitar a “Semana Brasil” e vender mais. Acompanhe!

Faça parte do “Semana Brasil”

O cadastro, que deverá ser realizado apenas pelo site do governo federal, ainda não está disponível. No entanto, as empresas que desejam participar da “Semana Brasil” já podem começar a divulgação das peças nos canais de comunicação e nos ambientes físicos das lojas. Para baixar a campanha gráfica, basta acessar o link www.participesemanabrasil.com.br.

Ao se cadastrar fique atento a três itens fundamentais:

• Redobre os cuidados com a higienização da sua loja;
  • Para evitar aglomerações, verifique a ocupação máxima permitida dentro da loja;
  • Treine sua equipe de vendas para um atendimento seguro, que forneça confiança, clareza e otimismo aos clientes.

Nada de “tudo pela metade do dobro”

Se você participará da campanha, ofereça descontos reais. Infelizmente, eventos como a Black Friday – e agora a “Semana Brasil” – ainda causam desconfiança no consumidor. Então, seja honesto com os seus potenciais clientes e não ofereça promoções falsas. Além de arranhar a imagem do seu negócio, essa prática pode arruinar com suas vendas e anular as vantagens da campanha para o seu negócio.

“O combinado nunca sai caro”

Formalize as promoções que sua empresa oferecerá durante da Semana do Brasil por meio de um termo de uso e contrato de adesão. Esclareça todos os pontos para evitar dúvidas e desentendimentos. No documento. É preciso expor as vantagens que serão oferecidas e as formas de pagamento, frete, prazo de entrega, política de troca e devoluções, garantia e outros detalhes, de forma clara e direta.

Criatividade além do preço

Se você não tem condições de reduzir os preços, invista na criatividade. Afinal, as promoções não estão necessariamente relacionadas a preços baixos ou descontos.

Veja algumas ideias:

• Bônus ou presentes especiais (vale até mesmo um e-book);
  • Combos de produtos ou serviços;
  • Promoção do tipo “compre um e leve outro”;
  • Oferecer limite mínimo de compras para garantir condições especiais;
  • Formas de pagamento facilitadas (primeiro pagamento em 30 dias, parcelamento no cartão sem juros);
  • Frete grátis;
  • Renegociação de dívidas.

Acredite, a sua criatividade pode lhe ajudar no processo de atração de consumidores.

Atenda bem o seu cliente

Nesse período da “Semana Brasil”, provavelmente a sua demanda crescerá. Seus canais de comunicação irão receber mais visitas e/ou contatos, como site, redes sociais, telefone e WhatsApp. Então, prepare-se para prestar um bom atendimento, eficaz e rápido nas respostas.

Divulgue sempre

Todas as dicas não terão efeito se você não divulgar sua promoção. Se puder, haja com antecedência. Com tempo, você conseguirá se destacar diante dos concorrentes, que provavelmente também irão aderir a “Semana Brasil”.

Por isso, cadastre-se na campanha, defina promoções reais e as condições para usufruir dos descontos e oportunidades. Além disso, prepare-se para prestar um bom atendimento, divulgue a campanha de forma maciça nos seus canais de comunicação. Caso tenha deixado para a última hora, siga essas dicas e tente fazer a campanha da melhor forma possível.

Se você deseja não só aproveitar a “Semana Brasil”, mas potencializar a sua empresa, ter benefícios e conquistar melhores resultados, entre em contato com a Fecomércio MG e conheça a Assistencial, um investimento para atravessar essa crise.

Estamos à disposição para ajudá-lo!