10 dicas de organização financeira para micros e pequenas empresas

10 dicas de organização financeira para micros e pequenas empresas

A principal função de um negócio é vender seus produtos ou serviços. Porém, muitos empresários, principalmente de micros e pequenas empresas, acabam direcionando tantos esforços nessa tarefa que acabam se esquecendo de outros pontos. A organização financeira também é indispensável. Ela é uma ferramenta de controle que age diretamente no processo de tomada de decisões.

Sem planejamento, muitos negócios acabam perdendo controle de caixa e gerando problemas nas quantias a receber e a pagar. Além disso, torna-se impossível saber se os valores estão em dia e se o saldo está correto. Esse cenário pode causar o encerramento precoce de milhares de empresas. Portanto, é fundamental elaborar um planejamento que inclua objetivos, estratégias e projeções.

Apesar de cada negócio possuir a sua forma própria de organização, algumas dicas são sempre bem-vindas. Diante disso, preparamos um material exclusivo com dez dicas de organização financeira para micros e pequenas empresas. Então, continue a leitura e conheça:

1- Realize um planejamento financeiro

Para que você não se perca no meio da trajetória, estabeleça um planejamento orçamentário, definindo objetivos, estratégias e projeções.

2- Acompanhe o fluxo de caixa

É imprescindível acompanhar as entradas e saídas de capital. Dessa forma, você terá uma visão ampla do negócio, medindo ganhos e prejuízos.

3- Separe contas pessoais e empresariais

Se você tiver contas pessoais e empresariais juntas, dificilmente alcançará lucratividade e será constantemente dependente de recursos da vida pessoal.

4- Administre o capital de giro

O capital de giro deve cobrir compromissos imediatos de curto prazo e ser capaz de atender situações inesperadas.

5- Não deixe pequenas despesas em segundo plano

Coloque as despesas menores com o mesmo grau de importância das maiores. Todas são partes fundamentais para se manter o negócio em dia.

6- Tenha reservas e economias

Ter um reserva na conta empresarial é necessário em situações inesperadas para o futuro, pois a incerteza ronda os ambientes econômicos.

7- Corte gastos desnecessários

Defina prioridades, de acordo com o orçamento planejado, e destine o capital no que é imprescindível para o seu negócio. Além disso, faça ações periódicas para ajustar os gastos.

8- Conheça as condições de empréstimo

Caso precise de empréstimo para a sua empresa, saiba como essa modalidade funciona. Pesquise as condições das instituições financeiras para escolher a melhor opção. Se você tiver dívidas, considere renegociá-las para evitar mais juros.

9- Desfrute da tecnologia

Com a ajuda de ferramentas de gestão e softwares, você pode economizar tempo, organizar e gerenciar o fluxo de caixa, controlar estoques e acompanhar saldos.

10- Considere a ajuda externa

Há vertentes financeiras que demandam conhecimentos exclusivos e atenção especial. Portanto, não hesite em pedir ajuda e consultar um especialista.

Conhecer mais sobre organização financeira para micros e pequenas empresas permite que você promova mudanças significativas nos negócios, atinja resultados mais satisfatórios e seja mais assertivos na tomada de decisões.

Gostou do post? Confira também as quatro dicas do Blog Comércio 4.0 para investir na saúde financeira da sua empresa em tempos de Covid-19. Boa leitura!

One Reply to “10 dicas de organização financeira para micros e pequenas empresas”

Deixe uma resposta