4 dicas para organizar eventos corporativos presenciais durante a pandemia

4 dicas para organizar eventos corporativos presenciais durante a pandemia

Os eventos sempre fizeram parte da rotina de negócios em Minas Gerais, seja em pequenos encontros – sempre acompanhados de um cafezinho e pão de queijo – até grandes eventos, como conferências, feiras e seminários. Os encontros presenciais eram particularmente o caminho ideal para que os empresários criassem momentos personalizados para encantar seus clientes para as negociações de mercado. Dinâmica que foi afetada diretamente pela pandemia de Covid-19, levando o setor a se reinventar em prol da saúde de todos.

Agora, quase dois anos depois do anúncio da pandemia de Covid-19, a volta do aumento de números de casos confirmados pelo vírus e suas variantes nos alerta para a necessidade de intensificarmos as medidas de segurança em eventos presenciais – que voltaram a fazer parte da realidade empresarial de forma controlada.  A nível estadual, o governo divulga as regras para eventos através do programa Minas Consciente. Além disso, as prefeituras também têm liberdade para fazerem seus próprios protocolos, a exemplo de Belo Horizonte que publicou as regras específicas para realização de eventos, como a exigência do comprovante de vacina e a apresentação do teste negativo para o Covid-19.

Se você, empresário, está pensando em realizar um evento em 2022, confira as dicas que preparamos sobre protocolos de prevenção contra o Covid-19, que podem te auxiliar no planejamento de um evento corporativo.

Segurança em primeiro lugar

As regras básicas de convívio durante a pandemia, como o uso obrigatório de máscara e higienização constante das mãos, são exigidas nos eventos. Medir a temperatura na entrada, sinalizar corretamente a distância mínima entre as pessoas e disponibilizar álcool em gel 70% – em todos os ambientes – também é obrigatório. 

A apresentação de documento de vacinação que comprove imunização completa de 15 dias ou mais; ou teste negativo de PCR é obrigatória (em alguns casos) e recomendada para todos.

Uma dica para controle, é aproveitar a tecnologia. Adote a inscrição on-line utilizando e a leitura do QR Code na entrada dos eventos. Assim, no momento da inscrição, você pode obter informações sobre a vacinação e testagem, evitando filas e aglomerações na entrada.

Dê preferência a realização de eventos ao ar livre

Na maioria dos protocolos, a capacidade de público em eventos ao ar livre é maior que em espaços fechados. E essa é a hora de ser criativo! Considerar um evento em local aberto, mesmo que seja corporativo, pode ser um diferencial na atração do público que passou tanto tempo no confinamento. Além de ser seguro para todos.

Caso não seja possível fazer em espaços abertos, procure um local arejado com ventilação natural.  Em todo o caso, lembre-se de calcular o espaço e o formato do evento considerando, no mínimo, dois metros de distância entre as pessoas. Considere também o mesmo espaçamento para filas de credenciamento e área de alimentação.

Cuidados de ponta a ponta

A escolha dos fornecedores é fundamental para qualquer evento e pode impactar diretamente no resultado.  Por isso, na hora de contratar um serviço terceirizado, garanta que todos estejam capacitados para o cumprimento e fiscalização das medidas de prevenção e combate ao Covid-19.

Garantir a segurança da sua equipe e dos palestrantes também é essencial. Ofereça condições adequadas para evitar aglomerações em momentos de descanso e alimentação. Além disso, a máscara facial deve ser utilizada por todos que estão presentes. Para atendentes, promotores e demais profissionais em contato direto com o público, a face shield é obrigatória.

Acompanhe os protocolos constantemente

Em Minas Gerais, os protocolos para eventos são modificados constantemente, de acordo com o avanço da vacinação e dos casos de Covid-19. Portanto, é preciso estudar, analisar e acompanhar as mudanças periodicamente para avaliar as adaptações necessárias para a realização do seu evento.

Gostou de aprender mais sobre como organizar eventos corporativos presenciais? Que tal ler mais sobre inovação? Clique aqui e acesse nosso blog post exclusivo sobre inovação além dos tempos de crise.

Deixe um comentário