4 tendências de negócios para 2020
Está pensando em abrir uma empresa? Diante do cenário econômico de recuperação da economia, intensificado desde os últimos meses de 2019, saiba que este é um bom momento para empreender. Com a inflação sob controle, a queda dos juros e as reformas propostas pelo governo, as perspectivas para 2020 são animadoras para quem deseja investir em um negócio.
Mas quais segmentos do setor de comércio e serviços são mais lucrativos? Quais tendências estão em alta no mercado atual? Algumas dessas respostas você encontra neste artigo, escrito para quem deseja começar, agora, uma trajetória pelo empreendedorismo.
Economia compartilhada
Empresas como AirBnB e Uber são exemplos de como o mercado de economia compartilhada veio para ficar. A preocupação com a sustentabilidade, aliada à economia de recursos, mostra que a busca por empresas focadas na oferta de produtos e serviços a serem compartilhados, reaproveitados ou alugados está aumentando. O surgimento recente de aplicativos de carona, de cuidadores de animais e de bicicletas e patinetes compartilhados comprova essa tendência.
Não à toa, hábitos como o consumo consciente e o uso partilhado de bens em sociedade já se tornaram uma questão presente, em especial entre a geração mais jovem. Por isso, investir em negócios que ofereçam esse tipo de serviços pode ser bem lucrativo, além de gerar um impacto social positivo.
Alimentação saudável / Delivery
A correria do dia a dia torna o ato de cozinhar a própria comida cada vez mais difícil. No entanto, a preocupação com a saúde e a busca por alimentos mais naturais é uma tendência crescente. Diante disso, oferecer refeições congeladas saudáveis ou serviços de entrega podem ser opções de negócios lucrativos.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE, a quantidade de pessoas que se consideram vegetarianas e que consomem produtos veganos mais que dobrou no país, entre 2012 e 2018, o que só reforça o potencial desse nicho. Portanto, boas alternativas de investimentos nesse segmento alimentício são aquelas voltadas às dietas restritas, como a vegana, a vegetariana, a sem glúten, a low carb, entre outras.
Pets
Você sabia que, atualmente, os brasileiros possuem mais animais domésticos do que filhos? Isso significa que o mercado para pets continua muito promissor e tende a crescer ainda mais. Em virtude disso, serviços e produtos relacionados ao bem-estar e saúde dos bichinhos de estimação, se bem administrados, são investimentos com lucro praticamente garantido.
Uma boa ideia é observar quais são os espaços pouco explorados dentro desse segmento, de forma a inovar e se diferenciar dos concorrentes.
Tecnologia
O uso da inteligência artificial (IA) é uma das tendências mais fortes no momento. A previsão é que a IA cresça mais de 45% em 2020, reproduzindo um movimento ocorrido no mercado da tecnologia da informação (TI), que expandiu no Brasil mais do que a média global em 2018, segundo dados da Abes (Associação Brasileira de Empresas de Software). A tecnologia em nuvem é outro campo desse segmento que também prevê significativa expansão (alta de mais de 35% ao ano).
As micros e pequenas empresas de software já dominam praticamente todo o mercado, representando 95,5% dos negócios de Software como Serviço (SaaS). Esse percentual mostra que o investimento nesse tipo de negócio é possível para qualquer pessoa que deseja começar a empreender e, claro, tenha especialização na área ou faça parcerias para oferecer tais serviços.
Uma coisa é certa: a tecnologia é o futuro e quem sair na frente nesse ramo poderá conquistar a liderança no mercado.
Conclusão
Listamos apenas quatro sugestões identificadas como tendências para 2020. Mas se você deseja aproveitar o momento de estabilidade econômica e se tornar um empreendedor de sucesso, faça também um estudo de mercado, um plano de negócios e, claro, avalie quais habilidades e características têm mais a ver com o seu estilo para que o trabalho seja, além de promissor, prazeroso para você.
Boa sorte nos negócios!