5 dicas antes de começar a importar ou exportar

5 dicas antes de começar a importar ou exportar


Aprenda, em alguns passos, como planejar suas compras ou vendas para o exterior

Henrique Mascarenhas – consultor e professor da GS Educacional

O comércio exterior geralmente envolve uma série de procedimentos complexos. Por isso, antes de começar qualquer processo de importação ou exportação, o empresário precisa fazer um planejamento inicial. Se esse procedimento for bem feito, ele terá condições de seguir com os trâmites necessários para a realização desses negócios de forma correta.

Neste artigo iremos apresentar alguns pontos importantes desse planejamento:

1. Classificação fiscal correta das mercadorias

O primeiro passo é identificar qual o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) correto das mercadorias. Essa informação é primordial na importação, pois permite identificar a existência de tratamentos administrativos, antidumping, bem como a carga tributária incidente sobre cada produto negociado.

2. Incoterm adequado

Os Incoterms (Termos Internacionais do Comércio) definem o que está incluído no preço da mercadoria, quais são os direitos e deveres do exportador e do importador e em qual momento a responsabilidade pela carga será transferida. Portanto, é necessário indicar corretamente qual Incoterm será usado para compor o preço de compra ou de venda das mercadorias.

3. Logística do processo

Existem muitas formas de se fazer comércio exterior. O empresário pode comercializar pelos Correios, por remessa expressa ou por via aérea, marítima e rodoviária. Diante de tantas possibilidades, é preciso entender qual o perfil de importação ou exportação para definir o melhor meio de transportar as mercadorias.

4. Tributação

A tributação será maior na importação do que na exportação. Em virtude disso, conhecer bem quais são os impostos incidentes torna-se essencial para formar a planilha de custos.

Além disso, a falta de conhecimento nessa área impossibilita o empresário definir, com rigor, o custo estimado da importação e o preço correto da exportação.

5. Formas de pagamento

Assim como há diversos meios de transporte de cargas, existem muitas formas de pagamento para negócios internacionais. Cabe ao empresário conhecer quais são permitidas pela legislação e garantem um uso mais seguro.

Essas são apenas algumas dicas e informações para ajudar você, empresário, a entender a importância do planejamento inicial nos negócios internacionais.

Caso queira conhecer e aprender mais sobre o assunto, participe do próximo Curso Prático de Comércio Exterior. Clique aqui e faça sua inscrição!