6 dicas para melhorar as vendas de Carnaval

6 dicas para melhorar as vendas de Carnaval

Apesar da proximidade da folia, simples ações podem colaborar para a expansão do faturamento no varejo

Nos últimos anos, o Carnaval da capital mineira tem cativado a população da cidade e conquistado mais adeptos Brasil afora. Em 2019, a expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte é que 4,6 milhões de foliões prestigiem a festa, entre 16 de fevereiro e 10 de março, um aumento de 20% em relação a 2018.

Para os empresários de BH, o fortalecimento da data também é motivo de otimismo. Uma pesquisa da Fecomércio MG mostra que, neste Carnaval, a maioria (63%) espera um crescimento nas vendas superior ao conquistado no ano passado. No varejo, é ainda maior o percentual (80,7%) de empresários confiantes com resultados para o período.

Diante de tantas expectativas, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a preparar o seu empreendimento para faturar no Carnaval.

1. Por onde começar

O primeiro ponto a ser considerado é a afinidade de sua empresa com o Carnaval. Não é preciso ter uma relação direta, como lojas de fantasias e adereços ou agências de turismo, mas identificar como a marca pode se conectar à data. Se você vende peças de carro, é possível falar sobre a importância da revisão antes de viajar, por exemplo.

Portanto, coloque em prática boas ideias para surpreender o público, alavancar as vendas, conquistar e fidelizar os clientes.

2. Criatividade é a palavra-chave

Falta apenas uma semana para o início do Carnaval. Os foliões estão correndo atrás de fantasias e adereços para caprichar no visual. Para atrai-los é importante abusar da criatividade: diversifique o mix de produtos e invista em promoções temáticas e descontos especiais em itens estratégicos. Segmentos de festas e viagens, por exemplo, podem promover atividades de recreação para crianças, excursões programadas e grupos fechados para sessões de cinema.

3. Capriche no visual

As pessoas também costumam comprar o que é agradável ao olhar. Então, dê atenção especial para a decoração da loja, a apresentação dos produtos e a roupa dos funcionários. No caso de e-commerces, invista para que a loja virtual, os e-mails, as redes sociais e os banners reflitam a identidade da data.

4. Ofereça oportunidades

Ser exclusivo é um diferencial. Invista na personalização dos produtos e serviços, como preparar uma embalagem especial e temática para um produto. Além de proporcionar uma experiência para o seu cliente, esse cuidado a mais ajuda a fidelizá-lo. Outra tática assertiva é fazer com que o consumidor gaste pouco. Invista em promoções, cupons de desconto e fretes rápidos e gratuitos.

5. Use as redes sociais sem moderação

A poucos dias da festa, alguns itens podem ter passado despercebidos. Essa é uma ótima oportunidade para atrair clientes por meio das redes sociais. Invista em campanhas curtas, reforçando, por exemplo, a importância do uso do protetor solar e de se hidratar. Aproveite também para fazer tutoriais de como montar uma fantasia criativa e barata. As redes sociais são ferramentas de comunicação simples, com um ótimo custo-benefício, que vão ajudá-lo a manter o consumidor engajado com seu produto ou negócio.

6. Trabalho em longo prazo

A venda não acaba enquanto o cliente não recebe o produto. Elaborar ações para acompanhar o pós-venda, traçar o perfil do consumidor e estabelecer uma comunicação mais pessoal garantem boas recomendações do serviço. Aposte na informação precisa, invista em ideias personalizadas e exclusivas e se planeje para impulsionar a marca no Carnaval. Afinal, os clientes conquistados nesse período podem se tornar consumidores cativos após as comemorações.

Pronto! Aproveite a alegria dos foliões para vender ainda mais!