7 passos para uma negociação de sucesso

7 passos para uma negociação de sucesso

Com certeza, você já se deparou com alguma pessoa que lhe surpreendeu no quesito negociação. Sim, realmente negociar é uma arte. Mas, embora haja quem já nasça com o dom, a maioria precisa exercitar esse ofício para se tornar um bom negociador. Não há mistério, no entanto, para obter bons resultados, é preciso entender os passos envolvidos nesse processo. 

Resumidamente, negociar é a arte de resolver conflitos. A negociação é uma escolha feita em parceria, por instrumento da comunicação, que pode ser realizada de forma direta ou indireta. O objetivo é alcançar resultados que sejam satisfatórios para todos os envolvidos, evitando discussões e disputas.  

Para se ter êxito, observe suas negociações como um conjunto de estratégias que podem orientá-lo desde o planejamento até o fechamento de uma venda. Ao agir minuciosamente, o vendedor não só potencializa as vendas, como mantém e fideliza clientes. Por isso, é fundamental conhecer as etapas e práticas que funcionam de forma consistente em qualquer negociação.  

A seguir, confira sete passos para uma negociação de sucesso: 

1 – Preparação

Reúna o máximo de dados que puder sobre o cliente. Além disso, tenha uma equipe de vendas que saiba todas as informações sobre o produto/serviço.  

2 – Investigação

Diante do consumidor, verifique se tudo que foi pesquisado sobre ele realmente corresponde às suas necessidades. Afinal, para gerar valor para o seu cliente, é preciso apresentar algo que o ajude.  

3 – Sinalização

Entendendo o que o cliente valoriza em sua solução, comece a expor suas ideias. Ao receber uma resposta positiva, valide suas hipóteses uma a uma e anote tudo! 

4 – Teste

Agora é o momento de fazer sua proposta inicial de forma mais objetiva para que se possa chegar ao que virá a ser negociado. 

5 – Trocas

Perceba o valor que o seu cliente vê na solução de sua empresa. Pois, ciente disso, você poderá trocar concessões sem ser injusto ou desvalorizar a sua oferta. 

6 – Acordo

Confira suas anotações e apresente todos os pontos resumidamente. Uma dica é fazer isso em forma de pergunta para o seu cliente.  

7 – Acerto final

É o momento da formalização do acordo e do alinhamento de expectativas, o famoso “aperto de mão”. Essa última etapa é fundamental para que tudo fique ajustado e os prazos e acordos sejam cumpridos. 

Conhecer as sete etapas de uma negociação de sucesso é um passo primordial para obter vantagem diante dos seus concorrentes. Para isso, tenha sempre em mente em qual estágio do processo de negociação você está.  

Os processos de negociação vêm ganhando a cada dia mais importância no ramo empresarial. Se vender para um consumidor comum já exige do vendedor, que dirá vender para pessoas tão bem preparadas quanto ele. Nesse caso, é preciso demonstrar, mais do que nunca, aptidão necessária para fazer a negociação. 

O número de etapas da negociação não é o que mais importa. O mais importante é saber conduzir esse processo para chegar a um acordo benéfico para todos. Portanto, exercite sempre as técnicas de negociação! 

Você possui alguma dica de negociação de sucesso que queria compartilhar? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta