Como engajar a liderança de sua empresa na Revolução 4.0

Como engajar a liderança de sua empresa na Revolução 4.0

A introdução massiva da tecnologia tem afetado não só a rotina pessoal. Ela tem exigido mudanças que envolvem desde saber se portar nas redes sociais até mesmo adequações nas formas de gestão e negociação das empresas. Para auxiliar os empresários a se adaptarem à nova realidade, a Fecomércio MG, em parceria com a coach de alta performance Ana Paula Paixão, realizou uma palestra gratuita e um curso de imersão sobre o perfil do líder 4.0.

Durante os dois encontros, realizados em junho, a especialista apresentou as características dos profissionais que ocupam cargos de liderança em tempos de Revolução 4.0. Entre os principais atributos dessa nova liderança estão a capacidade de emanar inovação e de se adequarem às mudanças.

Se você não pôde participar de nenhuma das atividades sobre o tema, o blog da Fecomércio MG apresenta um artigo de Ana Paula Paixão com alguns conceitos e dicas inspiradoras sobre o assunto. Leia e comece a descobrir o líder 4.0 que existe em você.

Liderança 4.0: a arte de engajar pessoas

Por Ana Paula Paixão

As palavras do filósofo Heráclito, “nada é permanente, exceto a mudança”, cabem muito bem ao contexto no qual vivenciamos: o modelo de liderança 4.0. Estamos oficialmente inseridos na Quarta Revolução Industrial desde 2013, quando em uma fábrica na Alemanha buscou operacionalizar todo o seu modo de produção, a fim de obter um processo sem interferência humana.

A aceleração desses processos tecnológicos, a chegada da Internet das Coisas e da computação na nuvem também fez surgir uma nova forma de liderar. O perfil que emerge dessa revolução exige profissionais capazes de gerir pessoas para terem uma performance cada vez melhor, desenvolvendo diferenciais para o negócio que não podem ser escalados e aperfeiçoados por máquinas.

Características do líder 4.0

Diante desse contexto, o líder deve absorver algumas lições: superar a pressão pela entrega de resultados (o que pode valorizar sua gestão), acompanhar as mudanças, aprender e desaprender de forma constante, buscar a inovação e criar um ambiente extraordinário de engajamento entre os membros da equipe, gerando funcionários motivados, comprometidos e focados na entrega de valor.

Sendo assim, o maior desafio do líder 4.0 é transformar o modelo mental da sua equipe, o chamado mindset, gerando uma mentalidade de crescimento. Desta forma, todos os envolvidos nesse processo irão compreender que novos desafios exigem novos comportamentos dos stakeholders de um negócio.

Líder no setor terciário

Por isso, quando falamos no setor de comércio e serviços, precisamos repensar seus modelos de liderança operacional, famosos por ‘apagar incêndios’, para modelos mais estratégicos, focados na solução e na antecipação das demandas dos clientes. O líder, nesse contexto, tem como atividade permanente criar um ambiente positivo, desenvolvendo quatro pilares:

• Clima positivo: o líder precisa fortalecer o ambiente com energizadores (otimismo, motivação e altruísmo);
• Comunicação positiva: ao se dirigir aos seus liderados, ele deve se atentar à linguagem, além de encorajá-los e apoiá-los de forma objetiva, sempre equilibrando feedbacks positivos e de melhoria;
• Relacionamento positivo: a relação entre o líder e sua equipe deve ser pautado no crescimento e no desenvolvimento mútuo;
• Significado positivo: o líder precisa despertar o senso de propósito e relevância em seus comandados, fazendo com que cada membro entenda seu papel e como pode contribuir e ser valorizado por isso.

Esses pilares irão elevar o nível de engajamento da equipe. De acordo com o Journal of Applied Psychology, empresas com equipes altamente engajadas são 22% mais lucrativas, o que prova a importância do ser humano na melhoria da rentabilidade e da competitividade corporativa, mesmo na ‘Era do Tecnológico’.

Considerações finais

Agora que você já conhece o perfil desse novo líder, pense, repense, defina estratégias que estejam na área de influência desse profissional e de sua equipe e entre em ação. Além disso, entenda seu negócio, o perfil da sua equipe, engaje todos os envolvidos e supere-se. Isso é liderança 4.0. Isso faz a diferença.

Apoio ao comércio

Se você procura se preparar para os desafios do mercado, a Fecomércio MG pode te ajudar. Além de representar o setor de comércio, serviços e turismo em Minas Gerais, a entidade se coloca como um canal com oportunidades de aprendizado conceitual e prático, que possibilitam acelerar os resultados de seus associados. A Federação é parceria da coach de alta performance, especialista em mudança de comportamento com foco profissional, trainer e palestrante Ana Paula Paixão.

Conheça a agenda de cursos e eventos da Fecomércio MG.