Como fazer a gestão da loja virtual de forma simples e prática

Como fazer a gestão da loja virtual de forma simples e prática

Quando um empresário decide levar sua loja física para o digital, é natural que algumas dúvidas passem pela sua cabeça. Afinal, seu negócio fará parte de um segmento que cresce bastante a cada ano, e ter atenção em cada detalhe é importante. Por isso, para dar esse próximo passo e ter sucesso no e-commerce, é fundamental que o lojista saiba fazer a gestão da loja virtual.

O que muitos donos de negócio e gestores não sabem é que eles podem administrar uma loja on-line de forma simples e prática, facilitando bastante todo esse processo. Quer saber como fazer isso? Então, é só continuar a leitura e conferir o que trouxemos para você neste texto.

A seguir, você conhecerá as principais dificuldades que os empresários sentem na gestão da loja virtual, principalmente no início. Depois daremos algumas dicas que, certamente, contribuirão muito para uma gestão descomplicada e com ótimas chances de sucesso. Acompanhe!

Principais dificuldades do empresário na gestão da loja virtual

Após levarem suas lojas físicas para o digital, muitos empreendedores ficam perdidos, sem saber ao certo como estruturar os processos e definir estratégias. Além disso, alguns sentem falta também de orientações quanto ao melhor uso da plataforma, de maneira que possam usufruir de todas as vantagens das vendas on-line.

De fato, o comércio digital envolve tecnologias e sistemas que precisam ser explicados aos gestores e donos de lojas virtuais. Tratam-se de práticas e rotinas que na verdade não são complicadas, mas que demandam um pouco mais de cuidado, orientação e suporte. 

Infelizmente, no mercado digital, poucas empresas dão a devida atenção aos empresários quanto a isso. Na ansiedade para venderem seus produtos, essas empresas se preocupam apenas em entregar o produto para o lojista, e que ele se vire para aprender a usar a plataforma. Inclusive, talvez até por isso muitos empresários sentem grandes dificuldades nessa transição do físico para o digital.

No entanto, o empresário pode ficar despreocupado. Da mesma forma que existem empresas ruins, existem também as boas, que se preocupam com o comerciante e o acompanham em todas as etapas. Falaremos mais sobre isso ao longo do texto.

Como administrar seu e-commerce com segurança e eficiência

O empresário precisa entender que o comércio on-line é o futuro do varejo, e não fazer parte disso é perder espaço no mercado. Como mencionamos no início deste artigo, as vendas digitais evoluem cada vez mais. Para se ter uma ideia, só no ano passado o e-commerce cresceu 73,88% (de acordo com o site E-commerce Brasil), e a tendência é que em 2021 o segmento siga se expandindo.

Portanto, considerando que o lojista precisa criar sua loja virtual e fazer uma gestão de qualidade, daremos a seguir algumas dicas sobre como administrar seu e-commerce com segurança e eficiência. Confira!

Faça um planejamento bem detalhado 

O primeiro passo a ser dado é se planejar. O planejamento é fundamental para que o empresário e sua equipe saibam o que de fato será feito na loja virtual. Como quase tudo na vida, dificilmente se consegue chegar a algum objetivo sem um planejamento sólido e bem estruturado.

Por isso, elabore um plano estratégico bem detalhado sobre o seu negócio e esta nova etapa de vendas on-line. Faça pesquisas de mercado, entenda como é o comércio eletrônico na prática e trace metas. Todo negócio de sucesso começa com um bom planejamento. Pense nisso e mãos à obra!

Reúna sua equipe e defina todos os processos da loja virtual

Após fazer o plano estratégico do seu e-commerce, reúna seus colaboradores e divida com eles tudo o que foi planejado para a loja virtual. Fale sobre a importância de cada um desempenhar, da melhor maneira possível, o seu papel na empresa, principalmente para que se alcance os objetivos propostos.

Para que uma loja on-line tenha sucesso, a participação de todos os profissionais envolvidos é de vital importância. Portanto, faça-os entender isso e defina as responsabilidades de cada um. Ao tomar essa medida, você também mostrará para o colaborador que ele tem valor para a empresa, o que certamente o motivará para executar um bom trabalho.

Trabalhe com uma boa plataforma de e-commerce 

Uma vez definidas as etapas de planejamento e atribuição de responsabilidades, chega então um momento crucial para o negócio: a escolha da plataforma para a loja virtual. É por meio dela que seu e-commerce funcionará na prática, possibilitando que se cadastre os produtos, informações sobre eles, preços, formas de pagamento, entre inúmeras outras possibilidades.

Além disso, trabalhar com uma boa plataforma de e-commerce fará com que você tenha totais condições de fazer uma gestão mais fácil, prática e que agilize os processos no dia a dia. Por isso, pesquise bem e escolha uma plataforma que seja essencial para o sucesso do seu negócio no meio digital.

Conte com importantes integrações na plataforma, que facilitem seu trabalho e que façam seu negócio crescer

Quando falamos em escolher bem a sua plataforma de e-commerce, é fundamental que você observe sobre as possibilidades de integração que ela oferece. Isso porque existem empresas no mercado que disponibilizam plataformas engessadas, com poucos recursos e que não contribuem em nada para sua loja virtual crescer.

Uma boa plataforma de e-commerce precisa ter diversas funcionalidades para sua loja chegar a muitos consumidores e vender bastante. Veja alguns exemplos de recursos que, se integrados à plataforma, ampliarão suas chances de vendas e facilitarão bem a gestão da loja virtual:

  • meios de pagamento;
  • logística de entrega;
  • ERP;
  • ferramentas de marketing;
  • marketplaces.

Com relação à integração com marketplaces, trata-se de uma grande oportunidade para a loja virtual. Existem plataformas de e-commerce disponíveis no mercado que já são integradas com os principais marketplaces do Brasil. 

Nada melhor do que comercializar seus produtos em seu próprio e-commerce e ainda ter a chance de vender em outras grandes lojas, como Magazine Luiza, Mercado Livre, Americanas, entre diversas outras. Fantástico, não?

Tenha o suporte de uma equipe preparada para tirar suas dúvidas, em todas as etapas de funcionamento do seu e-commerce

Outro ponto-chave para você fazer a gestão da sua loja virtual, de forma simples e prática, é contar com o suporte de profissionais especializados. Como já destacamos neste texto, trabalhar com negócios digitais requer treinamentos e orientações sobre o melhor uso da plataforma; portanto, é fundamental que o empresário tenha à disposição uma equipe para prestar esses serviços.

Além disso, é importante também contar com o suporte de profissionais para atualizações no sistema e resoluções de problemas técnicos, que porventura surgirem. A boa notícia é que, mais uma vez, o lojista pode obter todos esses serviços ao adquirir uma plataforma para sua loja virtual. 

Existem empresas no mercado que garantem essas vantagens, facilitando o trabalho do empresário e ainda fazendo com que ele economize tempo e dinheiro. Portanto, a dica aqui é mais uma vez pesquisar bem na hora escolher a plataforma para sua loja virtual.

Conclusão

Como vimos, fazer a gestão da loja virtual pode até parecer algo complicado e que toma bastante tempo, mas não precisa ser assim. O que muitos empresários têm de entender é que boa parte dos problemas enfrentados por lojistas, no gerenciamento de seus negócios, tem relação direta com a (má) escolha da plataforma de e-commerce.

Conforme abordamos neste texto, a plataforma é um ponto crucial para a loja virtual, sendo um fator determinante para o sucesso do negócio. Além disso, os serviços complementares que visam dar total suporte ao empresário, em todas as etapas de funcionamento do seu e-commerce, também são essenciais para o lojista, e devem ser observados.

Você já conhece a JN2 E-commerce Expert? A empresa desenvolve, há mais de 15 anos, plataformas completas para lojas virtuais. A JN2 utiliza, para isso, a tecnologia Magento 2, a melhor e mais usada no mundo! Além disso, a empresa também oferece acompanhamento e todo o suporte técnico que o comerciante precisa, com um excelente custo-benefício.

Quer saber como a JN2 pode ajudar você na criação e gestão da loja virtual? Fale agora mesmo com um especialista da empresa e leve seu negócio físico para o digital, com segurança e tranquilidade! 

Deixe um comentário