Como se tornar um profissional de alta performance

Como se tornar um profissional de alta performance

O termo ‘alta performance’, antes restrito aos atletas profissionais, tem ganhado notoriedade nos meios corporativos. Ele visa designar pessoas que atingem resultados acima do esperado. Mas, essa característica compreende mais do que a conquista de índices satisfatórios. Ela está diretamente relacionada com a forma na qual as pessoas perseguem e definem seus objetivos.

A maioria das pessoas, de forma equivocada, associa uma alta performance ao sucesso financeiro. Na verdade, o bom desempenho das finanças é apenas uma das consequências dessa busca por mais eficiência nos processos diários. Quem trabalha para atingir uma alta performance no dia a dia se esforça para mudar suas atitudes, tornar-se mais comprometimento e delimitar seus objetivos.

Por isso, os profissionais com essa característica são altamente motivados e dedicados, estão dispostos a melhorar constantemente e buscam as metas mais audaciosas. Eles, por consequência, ‘vestem a camisa’ e transformam os objetivos da companhia em suas próprias metas.

Neste texto, separamos algumas dicas para que possa se tornar um profissional de alta performance.

Gerencie suas prioridades 

Entregar resultados além do esperado e com um prazo desafiador: esse é o perfil do profissional de alta performance. Para atingir esse patamar, você deve saber priorizar suas atividades, organizá-las e cumpri-las com excelência. Conheça algumas estratégias para identificar as prioridades em sua rotina.

  • Defina, entra as muitas demandas, quais são prioritárias e separe aquelas relevantes das irrelevantes.
  • Tenha senso de urgência e entregue suas tarefas com qualidade. De nada adianta fazer um trabalho rapidamente se ele não estiver bem feito.
  • Trabalhar em excesso não significa atingir uma alta performance. Essa atitude não o fará progredir profissionalmente.

Desenvolva suas habilidades

De nada adianta seguir as dicas de planejamento e identificar as prioridades em sua rotina se você não estiver preparado. Para isso, treine bastante, faça cursos, participe de eventos na sua área, pesquise constantemente sobre os assuntos que dizem respeito a sua profissão e esteja por dentro das novidades.

Com a expansão da tecnologia, dominá-la é um diferencial em termos de tempo ganho e qualidade de entrega. Conheça plataformas de gestão e automação, como o Trello. Essas ferramentas não só colaboram para uma melhoria contínua do ambiente de trabalho, como ajudam na produtividade da equipe.

Invista em comunicação e integração

A assertividade na entrega das tarefas depende, em grande medida, de uma boa capacidade de se comunicar com os outros. Um profissional de alta performance precisa se comunicar de forma eficaz, clara e coesa, assim como deve investir em capacidade de motivar os seus colegas de trabalho e de se manter focado. Conheça algumas dicas para lhe ajudar neste processo:

  • Reserve alguns minutos para conversar com seus colegas e conhecer seus novos projetos.
  • Seja empático e não tente ser o ‘sabe tudo’. Além de fazer seu marketing pessoal, você garantirá mais simpatia.
  • Quando estiver com seus colegas, ouça-os com respeito, atenção e interesse. Saiba que todo bom líder é um excelente ouvinte.
  • Construa relacionamentos para além do networking. Alguns minutos por dia são suficientes para você aprender mais sobre seus colegas.

Seja otimista e pense sempre positivo 

Se você já investiu seu tempo para melhorar sua comunicação, está mais integrado à equipe, tem treinado suas habilidades e gerenciado as prioridades, foque na última etapa desse processo: mantenha uma atitude positiva. Ela deve estar à frente da sua capacidade de resolver problemas. A positividade é contagiante, por isso envolve, inclusive, os seus clientes.

Reflita por um momento: quando você ou alguém chega desanimado em um local, não parece que essa energia contamina todos? O contrário também acontece. A energia positiva realmente contagia. Profissionais entusiasmados e comprometidos refletem esse sentimento para toda a empresa.

Mesmo que durante o processo de se tornar um profissional de alta performance haja algum dificuldade, não desamine. Aproveite ao máximo essa experiência e pense no que você e sua equipe puderam aprender. O profissional de alta performance sabe transformar eventuais erros em oportunidades de melhoria e assimilação do aprendizado.

Gostou deste post? Compartilhe as dicas com seus colegas e amigos. Ajude os seus contatos a se transformarem em profissionais mais completos e preparados para o mercado.

Deixe uma resposta