Como utilizar o networking para aumentar as vendas

Como utilizar o networking para aumentar as vendas

A crise econômica, as inovações tecnológicas e as disputas políticas têm influenciado na reinvenção do comércio nos últimos anos. Com as facilidades possibilitadas pela tecnologia, os consumidores vêm se mostrando mais exigentes quanto aos produtos a serem adquiridos e, principalmente, à experiência de compra. Pensando nisso, é importante trazê-lo para o seu lado.

Mas, como atingir esse objetivo? A dica é dar importância a um conceito antigo, porém, essencial, principalmente, a quem trabalha no setor de comércio e serviços: o relacionamento. Separamos algumas dicas de como se utilizar dessa premissa, também conhecida como networking, para aumentar as vendas.

O que é networking?

Ao pé da letra, o termo em inglês significa ‘rede de trabalho’. Ele indica a capacidade de aproximar e ligar pessoas que têm o mesmo objetivo ou afinidade. Essa rede pode começar numa roda de amigos que, ao identificarem características comuns, juntam-se para partilhar serviços e informações. Em muitos casos, surgem, desse contato, futuros clientes e parceiros de trabalho.

Como fazer?

Com o tempo, e um pouco de cuidado, essa rede se torna concisa. Ao conseguir chegar nesse patamar, o empresário vê as chances e oportunidades de desenvolvimento de seu empreendimento aumentarem consideravelmente. Quanto mais pessoas estiverem nessa rede, mais chance de sucesso.

Mas a quantidade não é o principal ponto a ser levado em consideração. É necessário que esse contato seja frequente e qualificado. O especialista em Networking e pesquisador do comportamento humano, João Barbosa, defende que um bom relacionamento exige cuidados. Para isso, é preciso ter como premissa a confiança, a credibilidade e a reciprocidade para com o cliente.

Ao lidar com pessoas, precisamos ter fino tato e boa conduta: cumprir prazos, ser transparente, ético, certificar-se da qualidade dos produtos e, principalmente, da prestação de serviços. Em um mundo de redes sociais, um simples deslize pode ser fatal para o empreendimento.

Podemos te ajudar

Mesmo que esses cuidados tenham sido tomados e os resultados apareçam, o investimento em networking deve ser feito regularmente. Uma rede de contatos satisfatória não é sinônimo de uma rede de contatos definitiva. Mantenha contato direto com os clientes e esteja sempre aberto à possibilidade de aprofundar o relacionamento com as pessoas da sua rede e, por que não, de ampliá-la.

Para ajudar os empresários a utilizarem essa indispensável ferramenta para o incremento das vendas, a Fecomércio MG receberá o especialista João Barbosa para ministrar a palestra “Networking 4.0: o poder do relacionamento nas vendas”, no dia 27 de agosto, na sede da Federação. Nesta palestra, que faz parte do projeto Fecomércio em Conexão, ele vai ensinar como fidelizar, conquistar e até mesmo aumentar a cartela de clientes por meio das diversas formas de networking.

Clique aqui para fazer a sua inscrição gratuita.