Conheça os 7 mandamentos do empreendedor de sucesso

Embora atuem em cenários diferentes, específicos ao seu nicho de mercado, empresários de sucesso possuem peculiaridades em comum. A forma de agir e ponderar diante do seu negócio diferenciam-nos dos demais administradores.

Não existe uma ‘fórmula mágica’ para atingir resultados surpreendentes. Todos carregamos características e experiências singulares, consequentemente, algo eficaz para um pode ser ineficiente para o outro. Para superar essa situação, existem ‘mandamentos’ para quem almeja se tornar um profissional de sucesso.

Quer saber como ser um empreendedor bem-sucedido? O blog Comércio 4.0 listou sete dicas para lhe ajudar. Conheça cada uma na sequência deste texto.

1. Amar o negócio

Gostar do que faz ajuda a enfrentar os obstáculos que os empreendedores vivenciam no Brasil. Sejam financeiras, burocráticas ou operacionais, esses problemas podem desmotivar quem abre uma empresa. Para enfrentá-los, é preciso confiança para que o negócio se sustente dia após dia. Lembre-se: o primeiro interessado pela sua ideia ou solução deve ser você mesmo!

1. Ter uma segunda fonte de renda

Sustentar uma empresa nos primeiros anos é difícil, ainda mais quando ela não gera o lucro esperado. Portanto, não vincule os ganhos da empresa à sua sobrevivência financeira. Organize-se e tenha uma segunda fonte de renda.

1. Não ter medo de arriscar

Constantemente, empreendedores se veem diante de um dilema: implementar novas ideias ou continuar em uma zona segura? Muitas vezes, o medo de explorar e arriscar podem se tornar empecilhos para que nos aproximemos do sucesso.

1. Invista no planejamento

Somado a ausência de capital, a falta de planejamento é uma das principais causas de encerramento de empresas. Portanto, entenda seu mercado, faça pesquisas, crie e atualize seu plano de negócio com metas bem estabelecidas. Além disso, saiba quais são as necessidades e problemas dos seus consumidores.

1. Cobre de si mesmo

Exija mais de si do que qualquer chefe que já teve. Agindo assim, você será ainda mais responsável, terá o controle de suas ações e verá o crescimento da sua empresa. Ter um negócio próprio nos impõe mais responsabilidades e, consequentemente, mais exigências.

1. Conheça a concorrência

Bons empreendedores sabem do próprio planejamento, do que acontece no mundo, no mercado e na concorrência. Conhecer o concorrente é estar atendo às tendências e às mudanças de hábitos do setor. Com essas informações, você sempre estará pronto para enxergar novas oportunidades de negócios.

1. Desenvolva seu carisma

Saber falar do seu negócio de forma simples, simpática e receptiva é essencial para o futuro de qualquer empreendimento. Portanto, além de conhecer em detalhes os processos e produtos da sua empresa, seja carismático. O carisma abre portas.

Ser um empreendedor de sucesso não é tarefa fácil. É preciso elaborar estratégias, adotar boas hábitos de gestão e, principalmente, manter-se engajado e motivado para obter os resultados esperados.

Gostou dos sete mandamentos do empreendedor de sucesso? Se você já coloca algum deles em prática, conte sua experiência nos comentários e compartilhe este conteúdo com a sua rede. Até a próxima!