Dicas valiosas para aquecer as vendas neste fim de ano

Depois de um ano atípico, principalmente para o setor terciário, a proximidade do fim de ano tem recuperado o otimismo do empresário. Na esperança de equilibrar as finanças, a maioria vem planejando ações para incrementar as vendas e superar os efeitos financeiros da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Afinal, o Natal e o Ano-Novo são as últimas grandes datas do ano para o comércio.

Muitos fatores atraem os consumidores às compras neste fim de ano. Seja pelas festas – mesmo que reservadas em tempos de pandemia – ou pelos recursos do 13º salário, o comércio espera por dias movimentados em todo o país. Para você, empresário, que deseja se destacar no período, a Fecomércio MG separou dicas valiosas para ajudar o seu estabelecimento a vender mais neste fim de ano.

Acompanhe!

Melhores produtos e estoque preparado

Qual produto ou serviço mais bem se adapta aos desejos e necessidades dos clientes neste fim de ano? Defina o seu carro-chefe neste período e o coloque em destaque. Dessa forma, você impulsionará suas vendas. Além disso, atente-se aos níveis de estoque. Você não pode correr o risco de vender e não ter produtos suficientes para entregar.

Marketing para vender mais

“Quem não é visto, não é lembrado”. Esse preceito do marketing se tornou uma máxima em tempos de pandemia. O marketing ajuda a empresa a ser lembrada, principalmente no ambiente digital. Se você tiver poucos recursos financeiros, recorra às redes sociais, mesmo em que postagens orgânicas. Faça posts com conteúdos relevantes, que aproximem o seu cliente do que você tem a vender.

Promoções diferenciadas

Use a imaginação e o conhecimento sobre o seu negócio para criar promoções, estabelecer descontos e oferecer brindes diferenciados. Todos essas ações atraem a clientela, que além de satisfeita, se sentirá valorizada por você. Afinal, os clientes já estão saturados com os clichês de Natal e Ano-Novo.

Pagamento facilitado

Não basta o cliente se interessar pelo seu produto ou serviço, se você não oferece uma diversidade de formas de pagamento. Para a sua empresa vender mais, disponha de opções como cartões de débito e crédito ou mesmo o PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos, instituído pelo Banco Central. Além disso, para incentivar o pagamento à vista, ofereça descontos ao consumidor.

Vendedores motivados

Mantenha seus vendedores motivados, seja por meio de ações verbais ou premiações para as equipes, como comissões, viagens ou presentes. Dessa forma, eles se sentirão valorizados, buscando se capacitar e entregar mais valor a cada dia. Use sua criatividade para motivá-los.

Uma dica extra: invista em uma boa equipe e avalie se a quantidade de vendedores é suficiente para as demandas esperadas para o fim de ano. O bom atendimento é a chave para o sucesso de qualquer campanha. Portanto, use táticas de persuasão, treine e desenvolva o seu time.

Gostou das sugestões para incrementar as vender neste fim de ano? Qual das recomendações você pretende colocar em prática? Conte para a gente nos comentários! Confira também nosso Instagram com outras dicas para o comércio de bens, serviços e turismo. Até a próxima!