Prepare-se: conheça as datas importantes de 2021 e venda mais

Prepare-se: conheça as datas importantes de 2021 e venda mais

Em tempos de pandemia, planejar se tornou uma ação fundamental ao empresário; por isso, conte com a ajuda de um calendário para organizar boas estratégias de venda 

Você já fez o seu planejamento de vendas deste ano? Já estamos quase no fim do primeiro mês de 2021. O momento é ideal para planejar as estratégias que serão colocadas em prática nos próximos meses. Se há datas comemorativas quase obrigatórias para comércio e serviços, outras podem lhe surpreender.

Além dos dias estratégicos para o setor, você também deve avaliar as datas relacionadas à atividade da sua empresa. Se você possui um empório, o Dia do Queijo pode lhe gerar uma boa campanha de vendas. Assim como o Dia da Pizza tem relevância para uma pizzaria e o Dia do Pão para um supermercado.

Antes de lhe dizermos quais datas são as mais importantes para o setor de comércio e serviços, aprenda os três objetivos de se planejar suas vendas com um calendário: gerar lucro, vender muito sem desconto e queimar o estoque, atitude que ajudará a sua empresa a fazer um inventário das mercadorias.

Continue a leitura, conheça as datas importantes de 2021 e se prepare para vender mais e melhor:

Fevereiro 

  • Carnaval: 16 de fevereiro

Com o aumento de casos do novo coronavírus e o fechamento do comércio não essencial em diversas cidades, o Carnaval este ano será diferente: sem folias e aglomerações. Por isso, invista em uma campanha de vendas surpreendente. Pergunte-se: o que a minha empresa tem a oferecer àqueles que estão em casa?

Março 

  • Dia da Mulher: 8 de março

Por ser uma data vinculada à ideia de empoderamento, pense em uma campanha promocional que valorize a mulher e invista bastante em divulgação. Planeje suas ações com, ao menos, um mês de antecedência. Além disso, tenha conhecimento sobre quais produtos mais venderam nos anos anteriores.

Abril

  • Páscoa: 12 de abril

Comece a se preparar para a Páscoa, ao menos, dois meses antes. Ofereça os produtos que vendem bem todos os anos, mas também apresente novidades. Além disso, planeje o seu estoque. Com criatividade, diversos segmentos podem se beneficiar da data, não apenas o comércio de doces e chocolates.

Maio

  • Dia das Mães: 10 de maio

Atrás apenas do Natal, o Dia das Mães é a segunda melhor data comercial do país. Por ser uma época em que prevalece o valor afetivo, busque entender as motivações do seu cliente. Avalie os anos anteriores, analise o valor médio gasto pelo consumidor e prepare a sua campanha de vendas com esses dados.

Junho 

  • Dia dos Namorados: 12 de junho

Neste ano, o Dia dos Namorados cairá em uma sexta-feira. Por isso, consciente o(a) seu(sua) cliente a não deixar as compras para a última hora. Aproveite o romantismo ligado à data para criar campanhas criativas de venda e ser lembrado pela experiência promovida durante a jornada de compra.

Julho

  • Dia do amigo: 20 de julho

Apesar de pouco explorada pelo comércio, a data tem ganhado reconhecimento ano após ano. Sendo assim, abuse da criatividade. Ofereça presentes com preço atrativo e transforme aquela ‘lembrancinha’ em uma oportunidade de reforçar vínculos entre amigos. Essa pequena ação movimentará o caixa da sua empresa.

Agosto 

  • Dia dos Pais: 9 de agosto

Para muitas crianças, os pais são os ‘primeiros heróis’. Por essas e outras razões, esse é um bom momento para criar campanhas de vendas de cunho afetivo. Assim como no Dia das Mães, verifique o que deu certo nas vendas do ano anterior e incremente a oferta de produtos, serviços e experiências.

Setembro 

  • Dia do Cliente: 15 de setembro

A data é uma chance de estreitar o relacionamento com os consumidores. Além disso, pode ser usada como estímulo para metas internas de vendas, renovação de estoque, atração de novos clientes e fidelização da carteira atual.

Outubro 

  • Dia das Crianças: 12 de outubro

Considerada uma das datas de maior volume de vendas, o Dia das Crianças gera uma demanda considerável até mesmo nas semanas que o antecede. Portanto, crie a sua estratégia de vendas com, pelo menos, três meses de antecedência e invista, inclusive, em um ambiente lúdico para atrair os pequenos.

  • Halloween: 31 de outubro 

Nos últimos anos, o Dia das Bruxas vem ganhando espaço no Brasil. Sendo assim, merece a atenção do seu negócio. Impendentemente do seu segmento, ofereça produtos específicos para a data, crie campanhas temáticas e seja inventivo.

Novembro 

  • Black Friday: 26 de novembro

A data, incorporada ao calendário brasileiro, é uma oportunidade para renovar o estoque. Você pode transformar as mercadorias paradas em fluxo de caixa. Para isso, tenha um inventário de produtos bem planejado e invista em promoções.

Dezembro 

  • Cyber Monday: 1ª semana de dezembro

Uma extensão da Black Friday para o comércio de eletrônicos, a Cyber Monday foi criada para atrair o público e fazer a ‘queima da queima’ do estoque. Ela tem forte presença no digital, mas não exclui as lojas físicas.

  • Natal: 25 de dezembro

O Natal é o grande momento do ano para as vendas. A data é democrática e permite que todo tipo de comércio possa vender bem. Para isso, planeje o seu estoque, negocie prazos de entrega e pagamento com fornecedores e comece a se planejar com, no mínimo, três meses de antecedência.

  • Festas de fim de ano

Após as vendas de Natal, entra o período de trocas. É um momento de fluxos intensos, no qual, além de continuar vendendo, você deverá fazer o controlar o estoque. Portanto, defina sua logística com antecedência.

Seguindo nossas dicas você conseguirá pôr em prática ações efetivas para estimular as vendas e garantir um bom desempenho ao longo do ano. Algumas datas possuem tanto impacto que merecem atenção especial.

Agora que você já conhece os períodos mais relevantes para as vendas de 2021, que tal começar o seu planejamento? A Fecomércio MG preparou, para download gratuito, um calendário de datas importantes para o comércio, que pode servir de guia para a sua empresa. Além disso, salve esta página nos seus favoritos e a consulte sempre que precisar ao longo do ano. Até a próxima!

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