Rotinas empresariais que todo MEI iniciante deve saber

Com arrebatamento de MEIs, Brasil bateu recorde em abertura de empresas em 2020; quem está começando deve ter atenção redobrada para evitar falhas

A pandemia do novo coronavírus não impediu que 3,359 milhões de empresas fossem abertas no Brasil em 2020. O número superou as que foram fechadas: 1,044 milhão. Os dados são do Ministério da Economia, divulgados nesta terça-feira (02/02). Vale ressaltar que a maior geração de CNPJs foi de MEIs, os chamados microempreendedores individuais.

Com a alta do desemprego, que subiu no país de 11,6%, em novembro de 2019, para 14,1%, em novembro de 2020, uma das soluções que os profissionais encontraram foi empreender. Isso explica o recorde de novas empresas, especialmente de MEIs.

Um estudo realizado pelo Sebrae, nomeado como “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, mostra que a falta de gestão é uma das maiores causas de mortalidade das corporações. O que significa que a gestão e as rotinas empresariais são responsáveis pela qualidade do trabalho e, principalmente, pela longevidade do negócio.

Diante disso, a Fecomércio MG preparou um blog post especial sobre rotinas empresariais, levando em consideração o que todo MEI iniciante deve ter em mente. Acompanhe!

Conheça seu cliente

Mesmo que você ainda não tenha um plano de negócios, conhecer o seu cliente é o ponta pé inicial para um bom empreendimento. Defina seu público-alvo para facilitar a comunicação e a estratégia de comunicação e de vendas.

Tenha presença digital

Mais do que nunca, em tempos de pandemia, investir em marketing digital não é mais uma opção, mas uma regra. O seu negócio deve ter presença on-line, independentemente do ramo escolhido. Para saber mais sobre o assunto, leia aqui.

Controle seus gastos

Separe os gastos pessoais dos empresariais. Além disso, é importante anotar todas as receitas e despesas, não importando a que se refere – e ao final – fazer a apuração do lucro do período. Tudo isso facilita a gestão e as rotinas empresariais, permitindo a visão da lucratividade e a viabilidade do negócio.

Administre o capital de giro

O capital de giro deve cobrir compromissos imediatos de curto prazo e ser capaz de atender situações inesperadas. Aqui, você confere dez dicas de organização financeira para micros e pequenas empresas.

Cumpra todas as obrigações

Para ficar em dia com o governo e evitar pagamento de juros, mantenha em dia o pagamento das guias de arrecadação. Dessa maneira, você evita possíveis bloqueios temporários do seu CNPJ.

Invista em parcerias

Parcerias são excelentes formas para ajudar a reduzir custos e melhorar a rotina empresarial. Para isso, conte com a Fecomércio MG. Temos uma carteira exclusiva e ampla com diversos serviços e produtos. Trata-se de uma rede de benefícios que contribui muito no do dia a dia dos mais de 580 mil empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Gostou de conhecer mais sobre as rotinas empresariais que todo MEI iniciante deve saber? Então aproveite a oportunidade, acesse a página de Produtos e Serviços da Fecomércio MG e conheça diversas vantagens para o seu negócio. Até a próxima!