Sua empresa já aderiu ao omnichannel?

Com as pessoas cada dia mais inseridas no ambiente on-line, fica difícil imaginar a vida desconectada de celulares, redes sociais, lojas digitais e aplicativos. Por esse motivo, os empresários estão tendo que adaptar suas rotinas para atender essa irreversível demanda de mercado. Uma dessas adequações passa pela convergência dos canais usados por uma empresa para o ambiente digital.

Entre as ferramentas de marketing mais utilizadas para essa finalidade está o omnichannel (omne, do latim ‘tudo’; channel, do inglês ‘canal’). Focada no cliente, a estratégia exige integração dos setores da empresa, e, consequentemente, de seus diversos canais de comunicação. Mas, afinal, do que se trata, como funciona e quais os benefícios dessa ferramenta para os negócios? Conheça a seguir.

O que é omnichannel?

Responsável por integrar lojas físicas e virtuais aos compradores, o omnichannel é uma tendência do varejo. Essa estratégia busca promover a convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, explorando as possibilidades de interação entre os mundos digital e físico.

Focada integralmente na experiência do consumidor, essa estratégia é uma evolução do conceito de multicanal. Por meio dessa técnica é possível fazer com que o consumidor não sinta diferença no atendimento entre os ambientes on-line e o off-line no decorrer da sua jornada de compra.

Como aplicar

No entanto, para que essas diferenças se dissipem, é imprescindível integrar as áreas de uma empresa, alinhando o discurso e as funcionalidades da marca para todos os canais. Resumidamente: a loja virtual deve informar como foi a experiência do cliente na sua página do Facebook, assim como a central telefônica de vendas precisa enumerar quais foram as últimas compras realizadas nesse canal aos responsáveis pelo ambiente digital.

Foco no cliente

A adoção dessa estratégia deve ter um objetivo principal: atender bem o cliente. Nesse sentido, uma prática comum de omnichannel tem sido oferecer ao cliente a possibilidade de comprar um determinado produto na loja virtual e retirar ou efetuar a troca em qualquer loja física. Esse processo logístico, no entanto, exige integração de vários setores e um sistema tecnológico capaz de atender o cliente sem complicações. Oferecer tal serviço sem que ele funcione pode ser fatal.

Inovação constante

Mesmo que pouco conhecido, o desafio apresentado pelo omnichannel não é novo. Afinal, adaptar-se às necessidades dos clientes é uma ação que precisa ser feita constantemente pelas empresas para fidelizar e engajar os consumidores. Sendo assim, embora trabalhosa, essa ferramenta não deve ser vista como vilã. Ela permitirá ao empresário conhecer o comportamento e as preferências do cliente, além de realizar ações personalizadas, de baixo custo e mais assertivas.

Toda empresa deseja aumentar o engajamento do seu público com os produtos ou serviços que oferece. Por isso, o omnichannel se tornou uma realidade no varejo mundial. E você: o que tem feito para melhorar a prestação de serviços e a experiência de compra do seu cliente? Pergunte-se, busque soluções e não deixe de inovar!